sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DOR DE GARGANTA

Conheça as diferenças entre as principais inflamações que ocorrem na região do pescoço e saiba o que fazer se a dor chegar.

FARINGITE
Inflamação na faringe, parede localizada no final da boca. Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. Sinusite e refluxo são outros culpados pela inflamação.
SINTOMAS
Dor para engolir, falar e bocejar, e mal-estar; vermelhidão na parede no fundo da boca e furinhos vermelhos aftas. Quando é infecção bacteriana, há também formação de placas de pus.
TRATAMENTO
Com analgésico e antitérmico (dipirona ou paracetamol). Se não houver melhora após um dia tomando o medicamento, procure um médico, pois a infecção pode ser bacteriana e você precisará de antibiótico.

AMIGDALITE
Inflamação nas amígdalas, tecidos arredondados que ficam um de cada lado na parede lateral da garganta; o mais comum é acontecer uma infecção viral, mas infecções por bactéria também são frequentes.
SINTOMAS
Dor intensa, principalmente para engolir, febre, mal-estar e indisposição. Se as amígdalas estiverem inchadas e a região bem vermelha, a infecção é viral, e pequenas feridas vermelhas podem aparecer.
Quando houver placas de pus, uma bactéria foi causadora da infecção.
TRATAMENTO
Se parecer viral, siga as mesmas indicações dadas para faringite. Mas se você enxergar pus, procure o médico imediatamente.

LARINGITE
Pode ser confundida com faringite, mas a infecção acontece na laringe e frequentemente é provocada por vírus. A laringe fica mais abaixo no pescoço, na região do pomo de Adão, onde a voz é produzida, não é possível vê-la sem ajuda de aparelhos médicos.
SINTOMAS
Primeiro, aparece dor local na região da laringe. Em seguida, vem a rouquidão e, por último, surge uma tosse seca e irritativa.
TRATAMENTO
Siga o mesmo indicado para faringite. E caso a rouquidão dure por mais de uma semana, vá o médico, ainda mais se você beber e fumar muito. Esse ato pode diagnosticar ou prevenir câncer na laringe.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS INFLAMAÇÕES

HÁ PREVENÇÃO PARA A DOR DE GARGANTA?
Sim. "O principal é não respirar pela boca, o que resseca a mucosa e facilita o alojamento de bactérias", diz o otorrinolaringologista Fernando Pochini. Além disso, coma bem e evite entrar em contato com fatores que desencadeiem reações alérgicas em você.

O QUE É IRRITAÇÃO NA GARGANTA?

É uma inflamação, normalmente causada por refluxo, nariz entupido ou poeira que entrou na garganta. Os sintomas são coceiras, secura e sensação de que algo arranha. Para não virar infecção, desobstrua o nariz, lave-o com soro fisiológico e beba bastante água.

QUAL A DURAÇÃO DE CADA CASO INFECCIOSO?

Quando é viral, permanece entre três e quatro dias. Já a infecção bacteriana dura mais, e é o uso de antibiótico que diminui o ciclo.

POSSO USAR PASTILHAS?
A maioria das pastilhas tem anestésico na fórmula, o que ameniza a dor. Entretanto, "ela não mata o vírus ou a bactéria. Portanto o melhor é tratar com medicamentos", explica o otorrinolaringologista Ronaldo Frizzarini.

QUANDO É PRECISO RETIRAR AS AMÍGDALAS?

Quando se tem de cinco a sete infecções bacterianas em um ano. Outro motivo acontece quando o pus formado na amigdalite fica represado na amígdala, permitindo que as bactérias se desenvolvam. " Vale lembrar que quem retira amígdala não está livre de ter faringite", diz Ronaldo Frizzarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!